COLUNA

Valdir Silva

Carnaval Bom Mesmo é o de Coxim

21 FEV 2023 - 10h:11 Por Valdir Silva

Os céticos duvidaram; os detratores ironizaram; os maldosos praguejaram. Mas, nada disso adiantou. O Coxim Folia foi um sucesso. 

O carnaval, além de ser a celebração mais popular do Brasil, serviu de instrumento para trazer de volta a alegria às ruas da cidade. Nem mesmo a chuva conseguiu ofuscar o brilho no olhar dos foliões ali presentes. 

O palco foi montado ao lado do cartão-postal da cidade: o pé de cedro - ícone cultural imortalizado em verso e música por Zacarias Mourão. 

Os poderes constituídos de Coxim - Executivo e Legislativo - destacaram a confluência de objetivos que culminaram para a realização do Coxim Folia. 

Prefeito, vereadores e secretariado subiram ao palco para saudar a comunidade coxinense e garantir que em 2024 a organização será aprimorada, de modo a se fazer "o maior e melhor carnaval de rua da região norte do Estado", nas palavras de um vereador de Coxim. 

O Coxim Folia é destaque também no quesito diversidade. A transsexual Jessica Piccinini marcou presença mostrando que o carnaval de Coxim é também uma celebração acolhedora da diversidade de gênero e das mais variadas formas de expressão da sexualidade. A Miss Trans Coxim 2009 esbanjou elegância e samba no pé. 

Coxim rompe com o silêncio absoluto de políticas públicas voltadas para o entretenimento popular. Assim como fez Zacarias Mourão, que um dia lançou à terra a uma semente que transformou-se no lendário pé de cedro, Coxim lançou as sementes do carnaval de rua. Em breve, estaremos saboreando desses frutos aqui mesmo, em terras pantaneiras, afinal "Bom mesmo é Coxim!!"

Deixe seu Comentário

Leia Também