COLUNA

Valdir Silva

Coxim tem carnaval, sim senhor!

20 FEV 2023 - 16h:02 Por Valdir Silva

Por longo tempo os coxinenses olhavam com uma pontinha de inveja as cidades vizinhas que celebravam a festa mais popular do Brasil: o Carnaval. 

Nesse período, era comum as pessoas transladarem de uma cidade a outra para pular carnaval, o que aumentava o risco de acidentes na rodovia. No entanto, pelo que se viu nos dois últimos dias, esse tempo já passou. 

Após um hiato de décadas, de pandemia e da falta de investimento público no entretenimento, Coxim colocou seu nome no mapa de eventos com o carnaval de rua. Foi uma surpresa até para o próprios coxinenses, acostumados a tradicional música sertaneja, que Coxim tivesse tanto samba no pé. 

A repercussão do carnaval coxinense foi elevado à máxima potência ao garantir que uma mulher trans ostentasse o título de Rainha do Carnaval. O fato dividiu opiniões e um grupo pequeno (e mentalmente atrasado) de pessoas, promoveu ataques homofóbicos nas redes sociais à transsexual Bárbara Bismarck. Porém, a maioria das pessoas acolheram o reinado do samba da Rainha do Carnaval com muito respeito. 

Na avenida, Bárbara, com muito samba no pé, provou (não que ela precisasse provar coisa alguma) que a feminilidade excede à compreensão a que estamos culturalmente acostumados, o de pensar a mulher tão somente pelo seu caráter biológico. A Rainha do Carnaval, de fato, sambou em cima do preconceito e reafirmou sua majestade na avenida.

O único carnaval de rua da região norte trouxe a Coxim foliões da cidades vizinhas que se misturaram aos blocos carnavalescos para brincar o carnaval. "Este é apenas o primeiro. O ano que vem estará ainda melhor", garantiu o prefeito da cidade, Edilson Magro. 

Ultimamente, Coxim tem despontado na promoção de eventos, com shows de artistas de renome nacional e agora com o carnaval de rua. A festa mais aguardada é a tradicionalíssima Festa do Peixe que deve trazer certo alento aos corações saudosos do tempo em que Coxim era destino certo e incontestável no turismo de pesca. 

Aos poucos Coxim está trazendo de volta o sentimento de orgulho de ser coxinense que, ao longo de administrações má sucedidas, ficou adormecido. Em meio ao som da bateria e algaravia dos foliões, a todo instante, era possível ouvir a frase que resume tudo isso: "BOM MESMO É COXIM"

Deixe seu Comentário

Leia Também