Antes mesmo de a bola rolar, as provocações comparações e as discussões tomam contam das conversas entre atleticanos e cruzeirense. Semana de clássico é assim, recheada de especulações. Quem vai vencer? Qual jogador vai desequilibrar? Cruzeiro e Atlético-MG vivem ótimos momentos na temporada. O Galo é líder do Mineiro com 100% de aproveitamento, enquanto a Raposa está invicta na temporada, com a vantagem de ter vencido o único clássico da temporada, pela Primeira Liga.
Com os trabalhos de Mano Menezes e Roger Machado cada vez mais consistentes, os rivais se encontram neste sábado, às 16h (de Brasília), no Mineirão, pela décima rodada do Campeonato Mineiro. O GloboEsporte.com resolveu fazer um comparativo, posição por posição, considerando as prováveis escalações das duas equipes, para saber quem larga na frente para o duelo - pelo menos no papel. Onze pessoas, entre jornalistas e estagiários, da redação do Globo Esporte MG votaram no Raio-X do clássico.
No frigir dos ovos, o Atlético-MG se destacou. Das onze posições, o Galo levou a melhor em sete, com três votos por unanimidade. O Cruzeiro venceu em quatro duelos individuais, deixando o placar final de 7 a 4 para o alvinegro mineiro.
No gol, Rafael e Giovanni, durante muito foram sombra de Fábio e Victor, respectivamente. Agora, com as lesões dos principais goleiros de Cruzeiro e Atlético-MG, assumiram o protagonismo. O goleiro da Raposa levou a melhor, com apenas um voto para o arqueiro do Galo.
A defesa ficou mais preto e branca do que azul. Marcos Rocha venceu Ezequiel na lateral direita por unanimidade (11 votos a 0). Leonardo Silva forma a dupla de zaga com Léo, do Cruzeiro, enquanto Fábio Santos ocupa a faixa esquerda.
Entre os volantes, domínio total dos atleticanos. Sem Henrique, Rafael Carioca competiu com Hudson e também venceu por unanimidade. Apesar de atuarem em posições um pouco diferentes, Elias disputou com Ariel Cabral e venceu o confronto individual com larga vantagem, 10 a 1.
Do meio pra frente, vieram os confrontos mais cascudos. Ali pela ponta direita, o duelo entre Thiago Neves e Otero foi o mais equilibrado de todo o Raio-X. O meia venezuelano recebeu cinco votos, enquanto Thiago Neves ganhou seis, vencendo a disputa.
Duelos individuais
Rafael 10 x 1 Giovanni
Ezequiel 0 x 11 Marcos Rocha
Léo 5 x 6 Léo Silva
Manoel 8 x 2 Gabriel (1 voto empate)
Diogo Barbosa 2 x 9 Fábio Santos
Hudson 0 x 11 Carioca
Cabral 1 x 10 Elias
Thiago Neves 6 x 5 Otero
Arrascaeta 11 x 0 Cazares
Alisson 0 x 11 Robinho
Sobis 1 x 10 Fred
Centralizado, Arrascaeta venceu Cazares, por unanimidade (11 a 0), assim como Robinho, que derrotou Alisson. Lá na frente, o confronto dos atacantes: Fred versus Rafael Sobis. Em boa fase, artilheiro do Campeonato Mineiro, Fred levou a disputa por dez a um.
Duelo dos treinadores
Os treinadores não entram em campo, mas são muito importantes na hora de decidir um clássico. Os gaúchos Mano Menezes e Roger Machado têm tido uma boa aceitação entre os torcedores. No Raio-X do clássico, o comandante cruzeirense levou a melhor, também por unanimidade, talvez, considerando o trabalho sólido que vem desde a última temporada.
Cruzeiro x Atlético-MG - 10ª rodada do Campeonato Mineiro
Local: Mineirão, Belo Horizonte- MG
Data e horário: sábado, 16h (de Brasília)
Escalação provável do Cruzeiro: Rafael; Ezequiel, Léo, Manoel e Diogo Barbosa; Hudson e Ariel Cabral; Alisson, Thiago Neves e Arrascaeta; Rafael Sobis. Técnico: Mano Menezes
Desfalques do Cruzeiro: Robinho, Henrique, Fábio e Judivan
Pendurados do Cruzeiro: Diogo Barbosa e Ezequiel
Escalação provável do Atlético-MG Giovanni; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Gabriel e Fábio Santos; Rafael Carioca; Elias, Cazares, Otero e Robinho; Fred, Técnico: Roger Machado
Desfalques do Atlético-MG: Victor e Maicosuel
Pendurados do Atlético-MG: Danilo
Transmissão: Premiere, Premiere HD e PFCI (com Rogério Corrêa e Bob Faria)
Arbitragem: Igor Júnior Benevonuto, auxiliado por Felipe Alan Costa de Oliveira e Ricardo Júnio de Souza
(*) Votaram, neste Raio-X, o time do GloboEsporte.com: Diogo Finelli, Fernando Martins Y Miguel, Gabriel Duarte, Henrique Fernandes, Laura Bernardes, Luiz Martini, Marco Antônio Astoni, Marcelo Jordy, Maurício Paulucci, Rafael Araújo e Thaynara Amaral.
Fonte: Globo Esporte