Estado MS

Com 10 estados já em funcionamento, MS só deve emitir nova identidade digital em novembro

Prazo para os estados aderirem a Carteira de Identidade Digital é 6 de novembro deste ano

8 MAI 2023 - 15h:53 Por Redação/EC
Novo RG vai unificar documentos Novo RG vai unificar documentos - Foto: Divulgação/Secretaria-Geral

A nova Carteira de Identidade Digital já é emitida em 10 estados brasileiros, mas o sul-mato-grossense vai ter que esperar algum tempo para poder usufruir do novo documento. 

O documento digital unificou o CPF como "registro geral, único e válido para todo o país". A forma tradicional é separada por unidades da federação. Em Mato Grosso do Sul, segundo a Sejusp (Secretária de Estado de Justiça e Segurança Pública), o novo RG começará a ser emitido dentro do prazo estipulado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O prazo para a adesão dos estados foi prorrogado de 6 de março para 6 de novembro de 2023. No ano passado, a Sejusp chegou a informar que começaria a emissão do novo documento em janeiro de 2023, o que não se cumpriu. 

"O Estado está atuando conforme orientação da nova portaria. Os procedimentos para adequação do novo RG estão em fase de implementação", diz nota enviada ao Jornal Midiamax.

A nova CIN (Carteira de Identidade Nacional) substituirá o RG (Registro Geral) e não terá taxa para segunda via, como ainda é cobrado no modelo atual.

10 estados já emitem

Somente Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão emitindo o documento. Conforme o Poder360, Paraná e Pernambuco ainda passam por testes.

De acordo com a Agência Brasil, a meta do Ministério da Justiça é emitir 1,4 milhão de novos documentos, o que vai melhorar o fluxo de segurança pública e de viagens internacionais para o Mercosul.

Assim como MS, segundo o Poder360, Roraima, Rondônia, Pará, Amapá, Maranhão, Tocantins, Distrito Federal, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe, Bahia e Espírito Santo ainda não aderiram. Os estados têm até 6 de novembro para aderir ao novo documento.

Como emitir a identidade atualmente?

Para ter acesso ao atendimento eletrônico, o usuário deve conectar-se ao endereço http://servicos.sejusp.ms.gov.br/, escolher o posto mais próximo ou o local que tiver a data desejada, preencher o formulário e confirmar o agendamento. Na página, o cidadão será informado em relação aos documentos necessários para obtenção da sua nova identidade ou da segunda emissão, e receberá por e-mail a confirmação do agendamento, com data, hora e o protocolo de agendamento do atendimento, com código de barra.

Midiamax 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar