Estado MS

Frente fria se aproxima, mas MS mantém calorão com chuvas isoladas

8 JAN 2024 - 11h:46 Por Redação/EC
Foto: Divulgação

Mato Grosso do Sul faz jus ao clima típico de verão nesta semana, com sol e chuva no mesmo dia. Uma nova frente fria se aproxima, entretanto, a previsão indica predomínio do calorão e possibilidade de pancadas de chuvasisoladas, principalmente no período da tarde.

Apesar da maior parte do Estado, o tempo fica firme entre esta segunda (8) e terça-feira (9) durante a manhã. O aquecimento diurno e a disponibilidade de umidade aumento as chances de chuva, de intensidade fraca a forte.

O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) ainda revela que as chuvas isolada, típicas dessa estação, podem ser registradas em uma cidade ou bairro, enquanto a região vizinha tem apenas aumento de nebulosidade.

“Porém, pontualmente, podem ocorrer chuvas intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento, com destaque para as regiões centro-norte e bolsão”, diz a previsão.

Durante esses dias estão previstas temperaturas mínimas elevadas, entre 24 e 27°C e máxima de 39°C na região do sul, pantaneira, leste e norte do estado. O sudoeste deve marcar as mais altas temperaturas, com mínima de 27 a 29°C e máxima de 41°C. Na região bolsão, são esperadas mínimas entre 24 e 26°C e máximas de até 38°C.

Em Campo Grande, são esperadas temperaturas mínimas entre 24 e 25°C e máxima de até 36°C. Os ventos atuam do quadrante norte com valores entre 40 e 60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60km/h.

Entre quarta (10) e quinta-feira (11), o sol predomina com variação de nebulosidade e probabilidade para chuvas de intensidade fraca a moderada e, pontualmente, chuvas mais intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento.

O Cemtec explica que essas instabilidades atmosféricas ocorrem devido ao intenso transporte de calor e umidade juntamente com a aproximação de uma frente fria. Além disso, o aquecimento diurno, deslocamento de cavados e a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica favorecem a formação de nuvens e chuvas.

São esperadas temperaturas mínimas entre 24 e 27°C e máximas que podem atingir os 38°C nas regiões sul, leste, pantaneira e norte. Para a região sudoeste, que devem ficar com altas temperaturas, com mínimas entre 27 e 29°C e máximas de até 40°C. Para a região do bolsão, mínimas entre 23 e 25°C e máximas de até 37°C. Já na capital, são esperadas temperaturas mínimas de 25°C e máxima de até 34°C.

Os maiores acumulados de chuva estão previstos para quinta, acima de 40 milímetros ao dia. Consequentemente, os termômetros podem ter leve queda. Em grande parte do Estado, as temperaturas mínimas variam entre 23 e 26°C e máximas que podem atingir os 35°C. Para a região sudoeste esperam-se mínimas de 28°C e máximas de até 39°C. Em Campo Grande, os valores variam de 23 a 32°C.

Condições meteorológicas também influenciam na velocidade do vento, que varia entre 40 e 60 km/h, e podem ultrapassar rajadas de 60 km/h.

Midiamax 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar