Estado MS

Operação cumpre 16 mandados e investiga fraude em licitações e sonegação fiscal em prefeitura de MS

No total, Gaeco cumpre 16 mandados de busca e apreensão em ação deflagrada nesta manhã

18 MAI 2023 - 14h:00 Por Redação/PL
Dinheiro foi apreendido com um dos alvos da operação. Dinheiro foi apreendido com um dos alvos da operação. - Foto: Divulgação/Gaeco

A Operação Tromper foi deflagrada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) contra esquema de corrupção envolvendo fraude em licitação e sonegação fiscal em Sidrolândia, distante 71 quilômetros de Campo Grande. No total, são cumpridos 16 mandados de busca e apreensão. 

Segundo o Gaeco, foi apurada a existência de esquema de corrupção na prefeitura, em funcionamento desde 2017, destinado à obtenção de vantagens ilícitas por meio da prática de crimes de peculato, falsidade ideológica e fraude às licitações, associação criminosa e sonegação fiscal.

Conforme a investigação, para dar ares de legitimidade aos certames licitatórios e fazer o desvio dos recursos públicos reservados para a execução dos contratos, o grupo criminoso abria empresas ou se aproveitava da existência de cadastramentos para incrementar o objeto social sem que o estabelecimento comercial apresentasse experiência, estrutura ou capacidade técnica para execução do serviço contratado ou fornecimento do material adquirido pelo município.

O nome da Operação Tromper em francês significa enganar. Segundo apurado pela reportagem, os policiais estão cumprindo mandados de busca e apreensão na casa de servidores da prefeitura.

Também há equipe policial em duas empresas, prestadoras de serviços e numa garagem de veículos.

Armas e mais dinheiro apreendidos. Foto: Divulgação/Gaeco

Viviane Oliveira/campograndenews

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar