Estado MS

Previsão de tempestade coloca cidades de MS em alerta

20 FEV 2026 - 18h:05 Por Redação/EC
Tempestade em MS. (Foto: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax) Tempestade em MS. (Foto: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Pelo segundo dia consecutivo, Campo Grande registra chuvas intensas e alagamentos em diferentes bairros, condição que deve alcançar outros municípios de Mato Grosso do Sul. O cenário, no entanto, já era alertado pela meteorologia.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), desde 00h01 desta sexta-feira (20), o estado está sob dois alertas meteorológicos, ambos de tempestade, mas com intensidades diferentes.

O primeiro, definido pela cor laranja, é mais severo e é válido até 23h59 de sábado (21). Isso significa que os municípios impactados podem registrar chuva entre 30 e 60 milímetros/hora ou 50 e 100 milímetros/dia, além de ventos intensos de até 100 km/h. Algumas regiões podem registrar queda de granizo.

Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. Este aviso afeta as regiões sudoeste, leste e pantanais sul-mato-grossenses.

Já o segundo aviso de tempestade, este de intensidade moderada e caracterizado pela cor amarela, é válido até as 23h59 desta sexta-feira. Ele alcança as regiões sudoeste, pantanais, leste e centro-norte de Mato Grosso do Sul.

Nestas regiões, pode haver chuva entre 20 e 30 milímetros/hora ou até 50 milímetros/dia, ventos intensos de até 60 km/h e queda de granizo. No entanto, há baixo risco de corte de energia elétrica, estrago em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.

Independentemente da região em que você está, estas são as orientações:

Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;

Se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia;

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Midiamax 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar