Estado MS

Sebrae amplia o número de integrantes do 'Cidade Empreendedora' e salta de 11 para 37 municípios atendidos em MS

Com a adesão de novas cidades e a permanência de outras, o programa atenderá 47% dos municípios de Mato Grosso do Sul.

11 MAI 2023 - 08h:10 Por Redação/PL
Sete novos municípios farão parte do ciclo 2023/2024 do programa. Sete novos municípios farão parte do ciclo 2023/2024 do programa. - Foto: Divulgação

A partir deste ano, o programa Cidade Empreendedora do Sebrae/MS amplia o número de municípios atendidos no ciclo 2023/2024, incorporando mais 25 municípios. A cerimônia de oficialização da parceria acontecerá na quinta-feira (11), às 9h, na sede do Sebrae, em Campo Grande, com a assinatura de contratos com os prefeitos de cada município. 

Executado junto às prefeituras municipais, para o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, o programa terá, ao todo, 37 cidades atendidas. Com as novas adesões, o programa atenderá 47% dos municípios de Mato Grosso do Sul 

Os 11 municípios integrantes do ciclo 2022/2023 permanecem no programa, junto aos 19 municípios atendidos no ciclo 2021/2022 por meio de um novo pacote de soluções, chamado ‘Expansão’, além das sete novas cidades que ingressaram por meio do edital para o ciclo 2023/2024. 

Desde o ano passado, fazem parte do Cidade Empreendedora os municípios de Água Clara, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Caarapó, Coxim, Naviraí, Nioaque, Pedro Gomes, Ponta Porã e Santa Rita do Pardo. 

Os novos municípios, pertencentes ao ciclo 2023/2024, são Aparecida do Taboado, Brasilândia, Deodápolis, Ladário, Miranda, Paranaíba e São Gabriel do Oeste. Enquanto os que renovaram a parceria são: Amambai, Bandeirantes, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Dourados, Inocência, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Sonora e Terenos.

Novo formato

O formato “Expansão”, que oferece um novo pacote de soluções para municípios que já foram acompanhados no ciclo 2021/2022, entra em uma nova fase de trabalho focada em uma agenda estratégica, por mais um período, até o ano que vem. 

Com a adesão, as cidades recebem acompanhamento do Sebrae para o desenvolvimento de ações para fomento à geração de emprego, renda e oportunidades de negócios. O programa incentiva o desenvolvimento dos municípios a partir da implementação de etapas de trabalho. 

- a criação de um plano de desenvolvimento econômico para a cidade; 

- desburocratização de processos para a abertura e alterações de empresas;

- incentivo às compras locais;

- promoção da cultura empreendedora e inovação;

- melhoria da Sala do Empreendedor;

e o estímulo ao desenvolvimento empresarial junto com a formação de lideranças que priorizem uma gestão pública empreendedora.

Segundo Claudio Mendonça, diretor-superintendente do Sebrae/MS, ao atuar de forma conjunta com o poder público e lideranças locais, o programa traz resultados importantes para as cidades. 

“Hoje realizamos um trabalho que é referência nacional no Sistema Sebrae. Para nós, o mais importante é que essa atuação foi aprovada pelas gestões participantes, tanto que a maioria quis permanecer como parceira do Sebrae por mais um ciclo e para isso, criamos o ‘Expansão’, com ações para dinamizar a economia e promover a competitividade dessas cidades, de acordo com o perfil de cada uma”, declarou.

Isabelly Melo/g1 MS

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar