Mundo

Atendentes de call center trabalham por 2 h com colega morta na mesma sala

21 JUN 2023 - 06h:10 Por Redação/PL

Uma mulher de 57 anos morreu em meio do expediente como atendente de call center em Madri, na Espanha, mas seus companheiros de trabalho continuaram com os atendimentos mesmo com o corpo da colega no local. As informações são do jornal espanhol El País.

O caso ocorreu na última terça-feira (13) em um dos escritórios da multinacional espanhola de call centers Konecta.

A trabalhadora, chamada Inma, havia mais de 15 anos na empresa e infartou durante o trabalho. Portais locais noticiaram que Inma foi declarada morta meia hora após receber os primeiros socorros.

O corpo de Inma teve que ficar no local para aguardar a chegada da perícia, mas os demais trabalhadores não foram liberados. Relatos dados à reportagem do El País afirmaram que um dos atendentes questionou a chefia se eles iriam embora, mas que recebeu como resposta uma negativa com a justificativa de de que o trabalho deles era “um serviço essencial”.

Os colegas continuaram a trabalhar ao lado do corpo de Inma, coberto por uma manta, por cerca de duas horas. A liberação só ocorreu após a chegada de um funcionário do departamento de prevenção de riscos da Konecta, que determinou a evacuação da sala.

A empresa disse que seguiu orientações das autoridades de emergência e que ia orientar funcionários para o trabalho remoto.

Mesmo assim, o caso gerou revolta. Sindicatos e internautas questionaram o modelo de trabalho de call centers, conhecidos pela rigidez em detrimento da saúde de trabalhadores —como limitações de tempo para ir ao banheiro, por exemplo.

UOL

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar