Mundo

Califórnia em alerta: Terremoto provocou rachadura que pode ser vista do espaço

10 JUL 2019 - 11h:07 Por Paulo Ricardo
Terremoto na Califórnia provocou rachadura que pode ser vista do espaço Terremoto na Califórnia provocou rachadura que pode ser vista do espaço - Foto: Reprodução/TV Globo

O terremoto que atingiu a Califórnia, nos Estados Unidos, na sexta-feira (5), provocou o aparecimento de uma rachadura que pode ser vista do espaço. O tremor de magnitude 7.1, o segundo a atingir o estado em 48 horas, foi considerado o mais forte a atingir a região nos últimos 20 anos.

O tremor danificou edifícios, rompeu um gasoduto e provocou incêndios. No dia seguinte, ficou claro que a topografia da região também tinha sido abalada

Uma empresa que faz imagens de satélite divulgou a fissura que se abriu no sul do estado, perto do epicentro do terremoto, que foi registrado a 17 km de Ridgecrest.

Tremor

Várias pessoas ficaram feridas, de acordo com a CNN. A polícia investiga uma morte que teria sido provocada pelo tremor que ocorreu às 20h33 no horário local (0h33 deste sábado, no Brasil).

O epicentro foi registrado a 17 km de Ridgecrest, localidade de 30 mil habitantes, a 250 km de Los Angeles. O terremoto foi sentido em Los Angeles, Phoenix, Las Vegas e Reno.

O abalo provocou deslizamentos de terra, rachaduras em fundações e destruiu muros. Canalizações de água e esgoto também foram rompidas. Após o tremor, ainda foram registrados incêndios provocados por vazamentos de gás, de acordo com o Corpo de Bombeiros do condado de San Bernardino.

Cerca de 3.000 moradores em Ridgecrest e nas áreas vizinhas estão sem energia, gás e sem sistema de comunicação

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, pediu auxílio federal e declarou estado de emergência para o condado de San Bernardino. A mesma medida já havia sido tomada após o sismo de magnitude 6,4 que atingiu a cidade na quinta-feira (4).

The Big One

A Califórnia é o estado mais populoso dos Estados Unidos, com quase 40 milhões de habitantes, e fica na região conhecida como Anel de Fogo do Pacífico, onde terremotos e erupções vulcânicas são mais frequentes devido aos encontros das placas tectônicas.

O tremor de sexta (5), que é o mais forte a atingir o estado nos últimos 20 anos, supera o abalo de magnitude 6,4 que atingiu a região na quinta (4), sem deixar vítimas. Desde então, 2,3 mil tremores atingiram o sul da Califórnia, de acordo com a USGS.

Os dois tremores fazem ressurgir o fantasma do "The Big One" (O Grande), um grande terremoto potencialmente devastador que pode atingir em algum momento o oeste americano

Autoridades ficaram em alerta para possíveis réplicas.

Fonte: G1

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar