Mundo

Com passageiros, avião saudita é atingido por tiros durante conflito no Sudão

Uma companhia aérea egípcia anunciou que suspenderá temporariamente seus voos para o aeroporto de Cartum por 72 horas

15 ABR 2023 - 18h:42 Por Redação/PL
Avião como o da foto foi alvo de tiros, nenhum passageiro se feriu. Avião como o da foto foi alvo de tiros, nenhum passageiro se feriu. - Foto: Divulgação/Saudia

Um avião da companhia Saudia foi alvo de tiros neste sábado (15), no AeroportoInternacional de Cartum, no Sudão, quando se preparava para descolar para Riad. A tripulação e os passageiros a bordo foram evacuados e não sofreram ferimentos, segundo informou a aérea.

Em comunicado, a Saudia disse que a tripulação está na embaixada da Arábia Saudita no Sudão e os passageiros estão bem, ao mesmo tempo em que a empresa ordenou o retorno de todos os aviões com destino ao Sudão devido aos confrontos entre o Exército sudanês e o grupo paramilitar FAR (Forças de Apoio Rápido).

O ataque aconteceu às 7h (1h de MS), duas horas antes do início dos combates entre as partes em conflito.

O general Abdel Fattah al Burhan, presidente do Conselho Soberano do Sudão e líder das Forças Armadas, afirmou hoje em entrevista à emissora catariana "Al Jazeera" que "as Forças de Apoio Rápido infiltraram-se no aeroporto e queimaram algumas aeronaves", sem especificar as empresas afetadas.

A companhia aérea egípcia Egyptair também anunciou por meio de sua conta oficial no Twitter que suspenderá temporariamente seus voos para o aeroporto de Cartum, a partir de hoje e por 72 horas devido à "situação instável de segurança no Sudão”.

Segundo publicado no UOL, no meio da manhã deste sábado, as FAR afirmaram controlar o aeroporto internacional de Cartum, o maior do Sudão, uma alegação que Al Burhan desmentiu. Estes confrontos explodiram dois dias depois de o Exército ter alertado que o país atravessava uma "conjuntura perigosa" que poderia levar a um conflito armado depois que unidades das FAR "se mobilizaram" na capital Cartum e em outras cidades.

Essa mobilização ocorre em meio às negociações para chegar a um acordo político definitivo que ponha fim ao golpe de 2021 e conduza o Sudão a uma transição democrática, pacto cuja assinatura foi adiada duas vezes neste mês de abril justamente por conta das tensões entre o Exército e as FAR.

Mirian Machado/mídiamax 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar