Câmara Municipal de Coxim

Projeto de Lei que denomina praça em Coxim de autoria da vereadora Professora Marly Nogueira é aprovado

9 JUN 2023 - 10h:35 Por Valdeir Simão/ Diário X
Projeto de Lei que denomina praça em Coxim de autoria da vereadora Professora Marly Nogueira é aprovado. Projeto de Lei que denomina praça em Coxim de autoria da vereadora Professora Marly Nogueira é aprovado. - Foto: Valdeir Simão/Diário X

Em sessão plenária na noite de 29 de maio, a Câmara Municipal de Coxim aprovou por unanimidade o Projeto de Lei Ordinário nº 09/2023, de autoria da vereadora Professora Marly Nogueira, que denomina de Praça Frei Gilberto Motter, área pública localizada entre as ruas Feliciano Serrou Camy, Daniel Cesário e Avenida Tancredo de Almeida Neves no bairro Flávio Garcia. 

Marly Nogueira iniciou o pronunciamento na tribuna para justificativa do projeto de lei, saudando e agradecendo aos Irmãos e Irmãs Franciscanos que estavam na sessão, falando ainda de como originou a iniciativa de nomear a Praça Frei Gilberto Motter, que antes era uma área sem nome, conhecida apenas como praça acima do Lions ou próxima da Praça Poliesportiva.

Marly Nogueira,  declarou: "Hoje é um momento muito feliz  e importante para mim, para nós e  especialmente para a Igreja Católica, quando podemos homenagear um padre que buscou sempre aproximar a igreja dos fiéis, um exemplo de simplicidade e perseverança, dedicando o seu trabalho com atenção especial para com os mais humildes e necessitados". 

Frei Gilberto Motter nasceu em Caxias do Sul-RS, no dia 9 de julho de 1914 e faleceu em Coxim-MS em 8 de agosto de 1989, dentro da capela da Casa Paroquial, de infarto.

Na província do Brasil Central, trabalhou em Coxim, Rio Verde e Alcinópolis, sendo que o maior tempo de seu trabalho sacerdotal foi em Coxim. 

Foi ele quem construiu, em Coxim, a primeira Igreja de São José e exerceu a função de pároco, era a única paróquia da cidade de coxim. Como não existia casa paroquial ele passou a residir na torre da igreja e fazia refeição nas casas das famílias. 

Foi um sacerdote que viveu radical pobreza, dedicado a missão e assistência aos pobres. Zeloso austero, de parcas refeições, vivia sem conforto, mas sabia acolher bem quem o visitava. Andava sempre de sandália e vestido do hábito (veste religiosa). Exigente nos princípios, mas bondoso e compreensivo.

Foi sepultado em Coxim, posteriormente seus restos mortais foram transladados para Rio Verde de MT/MS.

Foto: Valdeir Simão/ Diário X

Confira a galeria, com fotos de Valdeir Simão/Diário X:

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar