Câmara Municipal de Coxim

Turma do Chapéu tem trabalho reconhecido pelo vereador João do Posto com Moção de Congratulação

30 MAI 2023 - 10h:47 Por Valdeir Simão/Diário X
Turma do Chapéu tem trabalho reconhecido pelo vereador João do Posto com Moção de Congratulação. Turma do Chapéu tem trabalho reconhecido pelo vereador João do Posto com Moção de Congratulação. - Foto: Valdeir Simão/Diário X

O vice-presidente da Câmara Municipal de Coxim, vereador João Moraes Neto, o João do Posto (PSD), entregou na noite desta segunda-feira (29), a Moção de Congratulação de sua autoria, para a Turma do Chapéu. A homenagem aprovada por unanimidade pelos vereadores, reconhece com méritos o trabalho desenvolvido pelos participantes do grupo em todas as comunidades do município. 

Na justificativa da indicação para a Turma do Chapéu ser condecorada com a Moção de Congratulação, João do Posto, declarou: "A Turma do Chapéu toda a sociedade coxinense conhece, há muitos anos prestam relevantes serviços beneficente e social, não importando o local, seja no Cerradinho, São Ramão, Mané Manco, Buriti, Cearense, na Igreja São Benedito, Catedral São José, São Francisco das Chagas, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora Aparecidinha,  Perpétuo Socorro, e todos os participantes do grupo não medem esforços para ajudar em churrascos beneficente, de uma promessa, eles atendem a toda população coxinense. Os casais trabalham unidos, onde os homens cuidam da parte do churrasco e as esposas do almoço, preparando o arroz, a mandioca, o vinagrete. É um trabalho muito bonito, são ações muito importantes e gratificantes o que vocês fazem. Fico até aborrecido Miguel, quando não posso ir nos churrascos onde vocês sempre trabalham com amor, dedicação e carinho."

"Minha gratidão e reconhecimento em nome da população coxinense por tudo que vocês fazem. Fico honrado em dizer que aqui tem uma equipe que conheço há mais de 40 anos, desde os 12 anos, entre eles o Paulo, o Pedro, o Paulo Custódio, o Luzinaldo, o Toni, que são grandes amigos e tenho grande respeito e consideração por vocês. Vou nos churrascos e com a permissão de todos, faço questão de ajudar quando tem bastante gente. Meu carinho e gratidão para a Turma do Chapéu, para vocês que estão aqui e também para quem não pode comparecer, o Zé Moura, o Nego Bosa Boaventura que está viajando. Muito obrigado por terem vindo receber desde vereador amigo e parceiro, esta singela homenagem em comparação ao grandioso trabalho que executam em benefício das comunidades coxinense. Podem continuar contando comigo, sou um homem da área rural e todos sabem do meu trabalho.  gosto de trabalhar pelo bem-estar de todos. Muito obrigado, fico muito honrado em conceder essa homenagem a vocês", finalizou João do Posto.  

Representando a Turma do Chapéu, usou a tribuna a senhora Maria da Conceição Barbosa Silva, a professora Branca, como é conhecida, que declarou: "É uma honra e alegria estar aqui hoje, em nome do Nego Bosa que não está nesta solenidade e de toda Turma do Chapéu. Agradeço a Deus, aos vereadores e vereadoras, a todos aqui presentes e de forma especial ao vereador João Moraes Neto, mais conhecido como João do Posto, por nos homenagear com esta Moção de Congratulação. Agradecemos ao padre Micael por nos ter incentivado e apoiado a formar esta turma dedicada e empenhada a trabalhar pelas comunidades,  fazendo a diferença na vida das pessoas e ao padre Londres por continuar nos apoiando. Esta homenagem nos incentiva a prosseguir nesta jornada com mais dedicação, afinal, "nunca se vence uma batalha lutando sozinho, por isso somos a Turma do Chapéu. Muito obrigada!"* 

Gratidão e agradecimento ao parlamentar

A Turma do Chapéu agradeceu ainda a homenagem: "Ao vereador João do Posto pela homenagem, seremos eternamente gratos por acompanhar nosso trabalho e sempre contribuir conosco. Fica o nosso carinho abraço e respeito ao nobre vereador. Que Santa Luzia, São João Batista e São José Operário lhe abençoe". 

História da Turma do Chapéu

A Turma do Chapéu teve seu inicio em meados de 2012 quando casais de comunidades da área rural, Cerradinho, Buriti e São Romão se reuniram para ajudarem nas festas das igrejas, e foi em uma festa na Igreja Santa Luzia no São Romão, que começou uma brincadeira de uma dança entre esses casais já no fim da festa, e dali surgiu a ideia da turma do Chapéu por se tratar de homens e mulheres que moram na zona rural e a maioria usava e usa o acessório. 

No início eram 14 casais, e no decorrer do tempo foram agregando mais membros, até mesmo da cidade, em memória especial ao nosso eterno Willian Grandizolli que fazia parte dessa turma. 

A Turma do Chapéu teve muito apoio do  querido padre Michael que incentivou e ajudou a fortalecer o grupo, hoje contando com mais de 30 integrantes entre veteranos e jovens que somam na turma. 

Todos do grupo são ativos nas festas das comunidades da zona rural e da cidade, onde os homens são os churrasqueiros e as mulheres as cozinheiras, sempre contribuindo para o bem das comunidades, às vezes sendo convidados para trabalhar em aniversários e casamentos, mas o principal são nas comunidades religiosas onde contamos com o apoio hoje do  pároco Londres Cândido que sempre está  acompanhando e direcionando a Turma do Chapéu nos caminhos a percorrer.

Confira a galeria, com fotos de Valdeir Simão/Diário X:

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar