Câmara Municipal de Coxim

Vereadora Marly Nogueira apresenta Indicações para atendimento de crianças, adultos e idosos do município de Coxim 

23 MAI 2023 - 15h:22 Por LValdeir Simão/Diário X
Vereadora Professora Marly Nogueira. Vereadora Professora Marly Nogueira. - Foto: Valdeir Simão/Diário X

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Coxim, na noite desta segunda-feira (22), a vereadora Professora Marly Nogueira (PT) iniciou o pronunciamento na tribuna parabenizando as componentes do Grupo de Apoio à Adoção Manjedoura (GAAM), que se fizeram presente no plenário.

"Agradeço a visita das integrantes do GAAM, que também faço parte em algumas reuniões. Parabenizo toda equipe do grupo por essa boa vontade, dedicação e engajamento pela causa da adoção, de grande importância para o nosso município. Em nome de toda população, peço a Deus que dê força para que continuem ajudando a nossa comunidade. Muito obrigada". 

A parlamentar falou sobre duas Indicações Verbais encaminhadas a secretária municipal de Educação de Coxim, Michelle Proença. Uma delas trata-se da necessidade de fazer uma revisão dos professores que ministram aulas em escolas particulares, pois quando de um processo seletivo do município de Coxim, o professor que trabalhou por muitos anos em uma escola particular, esse tempo não é computado. 

"Acredito que esse critério está errado, equivocado, não é justo, temos que rever isso, o professor é docente em qualquer local em que ele esteja lecionando. Conheço um professor que ministrou 15 anos em uma escola particular e no processo seletivo de Coxim todo esse tempo não serviu para nada. Peço encarecidamente que no próximo processo seletivo isso não aconteça mais", solicitou a vereadora.  

A vereadora solicitou ainda - com urgência - a abertura de mais uma sala de aula para crianças de 4 anos na escola municipal Marechal Rondon - Extensão, no bairro Piracema.

"Tem muitas crianças fora da escola. Mesmo que tenha apenas 15, 14, 13  alunos, essas crianças não podem ficar sem o acesso a educação e os pais precisam trabalhar. Temos que olhar sim para essa situação. Abre uma sala com o número de alunos que tem, tenho certeza que depois vai aparecendo mais alunos. Em outros lugares já foi feito isso e deu certo, o resultado foi positivo. O que não pode é essas crianças ficar sem o direito assegurado da educação, independente do número de alunos, não deixando as  crianças e suas famílias prejudicadas com essa situação", declarou a vereadora.  

Marly Nogueira solicitou ainda ao prefeito Edilson Magro e a secretária de Gestão Veronildes Batista, para que revejam também a questão da pontuação do processo seletivo com relação aos pontos de pessoas que tenham trabalhado em outros municípios, que não são computados, valendo apenas o tempo de serviço público prestado ao município de Coxim.   

"Não sou advogada, mas creio que seja ilegal isso, valendo apenas a pontuação para quem trabalhou no município de Coxim. Temos que repensar sobre isso, os concursos e processos seletivos são dinâmicos e espero uma revisão por parte do poder Executivo", solicitou a vereadora. 

Marly Nogueira falou ainda sobre a reunião que teve na sexta-feira (19) com o Defensor Público Rafael Duque de Freitas, relatando que foi muito bem atendida, onde conversou  por um longo tempo, procurando ver de perto e saber as atribuições da Defensoria Pública, que através dela o Estado presta  assistência jurídica integral e gratuita, buscando sempre a melhor solução para os problemas dos cidadãos que comprovarem insuficiência de recursos. 

"Fui saber como a Defensoria Pública pode buscar o direito a quem não tem condições de fazer uma cirurgia, esperando por vários meses, para quem procura uma vaga na escola, por exemplo. Falamos sobre a questão das pessoas que ficam muito tempo de pé em frente a Defensoria, do lado de fora,  aguardando pelo atendimento. O defensor disse que já estão pensando em mudar a forma de atendimento para resolver essa questão da demora no atendimento", explicou a parlamentar.  

Marly Nogueira disse que no mês de junho, quando se tem a campanha de conscientização Junho Prata, com ações em favor do idoso e de sensibilização da sociedade, no combate à violência contra as pessoas idosas,  estão trabalhando com a data de 15 de junho para que na Câmara de Vereadores, seja feito o lançamento do Projeto Apadrinhamento para Idosos da Casa Lar. 

"O Apadrinhamento para Idosos da Casa Lar tem como proposta buscar atender aos que estão desprovidos de afeto familiar, sob os cuidados da Casa Lar do município de Coxim, permitindo tirá-los da solidão para serem incluídos no convívio social, podendo até mesmo levá-los para passear, vivendo um momento diferenciado, doando-lhes afeto, solidariedade e amor", explicou a vereadora. 

Na sessão plenária de segunda-feira (22), Marly Nogueira apresentou ainda Requerimento de Moção de Congratulação à equipe do Caps - Centro de Atenção Psicossocial de Coxim, que foi aprovado por unanimidade pelos vereadores.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar