COLUNA

Valdir Silva

Banco Central e as vacas magras

12 MAI 2022 - 14h:16 Por Valdir Silva

Ata da reunião do Copom preocupa analistas de mercado. O Banco Central brasileiro deve elevar ainda mais a taxa de juros básicos da economia na tentativa de conter a inflação. A medida é considerada ortodoxa, por outro lado deve frear ainda mais o crescimento da atividade econômica que já vem se arrastando meses a fio. Outro dado importante é que a elevação da taxa de juros deve aumentar mais ainda os índices de desemprego. 

Como se não bastasse os problemas domésticos, pesa contra o Brasil o cenário externo, sobretudo do desaquecimento da economia americana e a valorização do dólar frente a moeda brasileira. Dólar alto é sinônimo de importação mais cara. Esse é o sistema que retroalimenta a inflação. 

"Beco sem saída" é um eufemismo para a crise hiperbólica em que opera a economia brasileira. Tudo isso ocorre num cenário de diminuição da renda e do poder de compra do salário mínimo. O Brasil parece de fato ter entrado no período dos bovinos esguios e longilíneos, também  conhecido como "época das vacas magras".

Deixe seu Comentário

Leia Também