Política

Resolução do PTB anula convenções que descumpriram diretrizes da Executiva Nacional sobre coligações

Roberto Jefferson derruba alianças do PTB com adversários de Bolsonaro

18 SET 2020 - 12h:00 Por Redação / EC
Presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson Presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson - Foto: Pablo Valadares/Agência Câmara

Alinhado com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, promoveu na quinta-feira (17), uma intervenção e anulou as convenções partidárias nas cidades onde a sigla apoiaria candidatos de legendas que fazem oposição ao Palácio do Planalto. São elas, São Bernardo do Campo (SP), Osasco (SP) e Presidente Prudente (SP), Salvador (BA) e Fortaleza (CE). 

Os movimentos vêm na sequência da intervenção na capital paulista na última quarta-feira, quando Jefferson tirou da disputa Marcos da Costa, ex-presidente da OAB-SP, que será candidato a vice do deputado Celso Russomanno (Republicanos).

A articulação nesse caso passou pelo próprio presidente da República, que telefonou para o presidente estadual do PTB, Campos Machado, pouco antes do início da convenção do partido em São Paulo. No estado, o objetivo de Bolsonaro e Jefferson é combater o governador João Doria (PSDB), potencial adversário do presidente na eleição de 2022.

Em São Bernardo do Campo e em Osasco, o PTB havia indicado os candidatos a vice de Luiz Marinho e Emídio Souza, ambos do PT. Em Presidente Prudente, o partido comporia chapa com Laércio Alcântara, do DEM. Em Salvador, a sigla de Jefferson apoiaria Bruno Reis, também do DEM, e, em Fortaleza, estaria com Luizianne Lins, do PT.

Segundo um integrante da Executiva Nacional do PTB, o veto que atropelou os acordos locais proibiria a princípio apenas alianças com partidos de esquerda, mas Jefferson ampliou a restrição para legendas que sejam potenciais adversárias de Bolsonaro no Congresso e nas eleições em 2022.

Com esse gesto, Jefferson aproxima o PTB do Palácio do Planalto e deixa as portas abertas para que Bolsonaro e seu grupo entrem na legenda para disputar a reeleição.

Veja abaixo a Resolução PTB/CEN nº 91/2020, na íntegra:

Dispõe sobre anulação de decisões tomadas em convenções Municipais e atos delas decorrentes

O Presidente da Executiva Nacional do Partido Trabalhista Brasileiro – PTB, com fundamento no § 2º, do artigo 23, artigo 30, inciso V, alínea “a”, artigo 87, inciso V, todos do Estatuto do PTB c/c o artigo 7º e parágrafos, da Lei n.º 9.504/97, ad referendum da Executiva Nacional da agremiação, RESOLVE:

Art. 1º. – Ficam anuladas as decisões adotadas em convenções partidárias ocorridas nos municípios de São Bernardo do Campo/SP, Osasco/SP, Presidente Prudente/SP, Fortaleza/CE e Salvador/BA, sobre formações de coligações e os atos delas decorrentes, em face do descumprimento de diretriz sobre a matéria, aprovada em reunião da Comissão Executiva Nacional, ocorrida em 29.07.2020 e Resolução PTB/CEN N° 89/2020.

Art. 2º. – Ficam os Diretórios Estaduais /Comissões Provisórias do PTB em São Paulo, Ceará e Bahia encarregados de darem urgente cumprimento ao disposto nos parágrafos 3º e 4º, do artigo 7º, da Lei n.º 9.504/97.

Art. 3º. – Esta resolução passa a viger a partir desta data, revogadas as disposições em contrário.

Brasília-DF, 17 de setembro de 2020.

Roberto Jefferson Monteiro Francisco
Presidente Nacional do PTB

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar