Política

TSE aprova fusão entre PTB e Patriota para criar novo partido: 'Partido Renovação Democrática - PRD 

Sigla que abrigou Roberto Jefferson, Eduardo Cunha e Daniel Silveira se une a outra legenda após não atingir cláusula de barreira

9 NOV 2023 - 21h:14 Por Redação/EC
Ministra do TSE, Cármen Lúcia. Ministra do TSE, Cármen Lúcia. - Foto: Divulgação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou por unanimidade nesta quinta-feira (9), a fusão entre os partidos Patriota e PTB. O pedido foi relatado pela ministra Carmem Lúcia e sua aprovação deu origem ao Partido Renovação Democrática (PRD), cujo número será 25.

O pedido original pleiteava o nome de Mais Brasil para o novo partido, mas os responsáveis pela fusão resolveram trocá-lo. A união entre Patriota e PTB é consequência de os dois partidos não terem atingido em 2022 o quociente eleitoral para conseguir acesso aos recursos do fundo partidário.

O PTB não conseguiu eleger nenhum deputado federal, enquanto o Patriota elegeu apenas cinco — cada um precisava ter eleito pelo menos 11 deputados federais, distribuídos em pelo menos nove unidades da Federação, para ter acesso aos recursos. Com a fusão, a nova legenda terá direito a pelo menos R$ 22 milhões do fundo partidário já neste ano.

A fusão pode significar a ressurreição política do ex-deputado federal Roberto Jefferson, que atualmente cumpre pena em hospital privado no Rio de Janeiro por ofensas a autoridades e ataques às instituições democráticas brasileiras. Ele terá de demonstrar habilidade política, contudo, porque, ao aprovar a fusão em convenção nacional, no ano passado, os dirigentes da nova sigla também decidiram também banir Jefferson dos quadros do partido.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar